sexta-feira, 15 de outubro de 2010

- Barroco & Pintores

Barroco - pérolas irregulares , que começa na europa ( Espanha , Holanda , entre outros ). E  em cada lugar que ela foi passando foi mudando se tornando único em todo o mundo , como uma das mais fortes expressões artísticas ; A Ideia barroca consistia em incentivar que as pessoas visitassem , as igrejas ( chamando mais atenção , com execessos de informações em cada uma de suas obras )
Um dos mais conhecidos que utilizava o Barroco nas suas obras fantásticas era Ataíde , que passava para todos um excesso de informação  , tendo assim , que toda pessoa que olhasse suas obras deveriam , observar cada detalhe , cada símbolo para poder entendê-la ...







Um pouco sobre Manuel da Costa Ataíde:

 • Pintor Barroco

Manuel da Costa Ataíde, um dos gênios Barroco do mundo , nasceu em Minas Gerais (Mariana). Mestre Ataíde, como ficou conhecido, foi um dos mais brilhantes artistas do barroco mineiro, ao lado do artista Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Mestre Ataíde, além de pintor, foi entalhador, dourador, arquiteto, músico e professor.As obras de Mestre Ataíde chamam atenção pelas cores vivas, pela perspectiva de seus desenhos e uma acentuada preferência pela cor azul, cor presente em quase todas as suas pinturas ‘refinadas’.Manuel da costa Ataide morreu em 1830 na cidade de Mariana, cidade onde nasceu. 

Painel “A Última Ceia” (Colégio do Caraça – 1828). A única obra de cavalete realizada pelo Pintor

Entre as obras mais importantes do pintor barroco, destacam-se:

• A Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória (Comunidade da Ressaca – MG).
• Pinturas do forro da Capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio (Santa Bárbara).
• Pintura do forro da Capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Mariana – 1823
• Glorificação da Virgem, teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (Ouro Preto – 1801/1812). A Glorificação da Virgem foi a obra mais famosa de Mestre Ataíde.

Os construtores do Barroco presavam muito a simetria que consiste em semelhança exata da forma em torno de uma determinada linha reta (eixo), ponto ou plano , como podemos observar perfeitamente nessa obra esculpida por Aleijadinho .



Barroco mineiro:
Barroco mineiro: seria uma forte expressão mineira tomando conta do Barroco que foi originalizado   na europa por volta do  século XVII e meados do século XVIII que chegou a  Minas por volta do século XVIII e XIX , que por sua vez foi uma continuação do Renascimento , pois ambos os movimentos reproduzidos por eles compartilharam de um profundo interesse pela Antiguidade clássica , que com diferentes interpretes e modos distintos  de expressão tomaram conta do mundo e até hoje é muito admirada por todos. Porém o termo "Barroco mineiro" apesar de ser consagrado pelo uso , é uma formulação inexistente, já que várias manifestações artíticas daquela época em Minas Gerais aconteceu dentro da esfera do Rococó que muitos estudiosos não a lhe consideram apenas uma sub-escola Barroca , mas sim um estilo independente de arte.



Rococó:  



O Rococó é uma arte que nasce na França no ano de 1700 , que vai se espalhando pela europa pelo século

XVIII.É considerado uma espécie de continuação modificada da arte barroca.
Diferenciando , o Rococó da Arte Barroca ;
O estilo rococó oferece leveza e delicadeza enquanto o Barroco exuberância e vigor . É o oposto do Barroco que
se prendia fortemente à figura religiosa , a temática do Rococó apresenta preferencialmente uma vida de
divertimento , que levou um pouco de critica que chegou a o classificá-lo de pintura fútil .


Aleijadinho:


Registrado como Antônio Francisco Lisboa ,mais conhecido como Aleijadinho , nasceu em Ouro Preto por volta do ano de 1730 e 1738 e faleceu em 1814 , foi um importantíssimo escultor , entalhador e arquiteto.
Muitas dúvidas ainda cercam a vida de Aleijadinho , pois sua biografia foi escrita por volta de 44 anos depois da sua morte , baseando-se alegadamente em documentos e depoimnetos de indivíduos que haviam conhecido pessoalmente o artista.No entanto  é considerada uma fantasia , parte de um processo de magnificação e dramatizaçao de sua personalidade e obra, com um misto de herói e artistas , um " Gênio singular , sagrado e consagrado " .
 O homem Aleijadinho era descrito com os seguintes termos por Bretas :
"Era pardo-escuro, tinha voz forte, a fala arrebatada, e o gênio agastado: a estatura era baixa, o corpo cheio e mal configurado, o rosto e a cabeça redondos, e esta volumosa, o cabelo preto e anelado, o da barba cerrado e basto, a testa larga, o nariz regular e algum tanto pontiagudo, os beiços grossos, as orelhas grandes, e o pescoço curto".
Infelizmente quase nada ficou da sua vida pessoal , mas as suas obras se eternizaram . Pois 

suas obras eram milimetricamente planejadas :





- Expressão acentuada,


- Cabelos modelados,como rolos,


- Braços curtos,um pouco rígidos


- Boca entreaberta e lábios pouco carnudos,


- Entre outros.



Mestre Aleijadinho






Nenhum comentário:

Postar um comentário