domingo, 3 de outubro de 2010

Silicose

O que é silicose?

Os mineradores sofrem com uma doença muito comum entre eles que é conhecida como silicose. 
Silicose é uma doença pulmonar causada por poeiras minerais inaladas que causa inflamação perto/no pulmão . Na sua forma aguda causa dificuldades respiratórias e febre . Pode ser confundida com  edema pulmonar, pneumonia ou tuberculose. A primeira vez que apresentada e documentada foi em 1705 .
Como descobrir ?
Os trabalhadores expostos ao pó da sílica ( pó de quartzo ) devem fazer radiografias ao tórax com regularidade todos os 6 meses , os que trabalham com jactos de areia em 2 a 5 anos, de modo que seja possível detectar qualquer problema o mais cedo possível.Silicose é considerada uma doença ocupacional que causa graves transtornos de saúde ao trabalhado e pode provocar incapacidade para o trabalho, aumento dos riscos de tuberculose, invalidez e, com certa freqüência, ter relação com a causa da morte do paciente.
Como previnir ?
O modo mais correto de prevenção é o uso de máscaras , ou que o lugar que for ser manusiado esteja úmido.
Tratamento:
A silicose é incurável. No entanto, pode deter-se a evolução da doença, interrompendo a exposição à sílica desde os primeiros sintomas.

Curiosidade:
A silicose não antinge somente os mineradores , mas também as pessoas que trabalham ou convivem com diversos tipos de poeiras sem nenhuma proteção , mesmo que com menores probabilidades. 







Um comentário: