sexta-feira, 15 de outubro de 2010

- Maçonaria





Maçonaria vem do nome Maçon que por sua vez significa pedreiro ( vindo do Francês ) . Maçonaria era homens que sabiam construir templos belíssimos , um dos mais belos encontrados naquela época , mas sem deixar que outras pessoas que não participassem da maçonaria descobrissem suas técnicas . Por sua vez só entraria na Maçonaria pessoas que fossem convidadas ou 'pedissem' por ter algum conhecido ali e pedir para que seu nome fosse avaliado pelos maçons que ali continham , era um processo muito minucioso .
Os principais objetivos dos maçons eram a solidariedade , compromisso , ajuda ao próximo 
( a população.)Eles eram reconhecidos por símbolos que carregavam nas casas e tinham obrigação de atender todos e quaisquer pessoas da população.
A Maçonaria há até hoje, não com a mesma repercução daquela época. As mulheres na maçonaria não aparecem aqui no Brasil , mas na Europajá existem relatos que há mulheres .
Maçonaria vai em prol de construir um mundo melhor , mais justo .

• Cidades Históricas:







- Vila Rica ( atual Ouro Preto ) :
• Belo e homogêneo conjunto arquitetônico. 
• Por ter um acervo tão precioso, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade.
Uma boa parte da história da mineração do ouro no século XVIII, na Capitania das Minas, o barroco e o rococó na decoração dos seus templos, as valiosas peças de seus acervos fazem de Ouro Preto um museu a céu aberto, um templo da tradição e cultura mineira.
A partir da década de 50, com o desenvolvimento do turismo, Ouro Preto passou a receber cada vez mais visitantes. Restaurações começaram a ser feitas, museus foram organizados, o comércio foi se desenvolvendo, restaurantes foram abertos, festivais culturais foram preparados.
O merecido reconhecimento aconteceu em 1980, quando ganhou da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade, sendo, inclusive, a primeira cidade brasileira a receber esse título. Esse espetacular patrimônio é símbolo de história, arte, tradição.
As igrejas são as principais atrações turísticas de Ouro Preto.Mais que templos religiosos,são templos de arte colonial do Brasil.Seus altares quase sempre banhados a ouro,são exemplos clássicos do rococó,e suas esculturas,trabalhadas por importantes pintores, como Aleijadinho que são consideradas obras-primas do barroco brasileiro

- Parte cultural e histórica da cidade: 
Museu Aleijadinho, Museu da Inconfidência, Capelas, Igreja do Bom Jesus do Matozinhos ou de São Miguel e Almas, Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Passos da Paixão de Cristo, e os Casarios, como o Sobrado das Lajes, Casa de Gonzaga, Casa de Claudio Manoel da Costa e Sobrado de Dom Manoel de Portugal e Castro.

 - Atrativos naturais: 
Mirante do Morro de São Sebastião, Parque Estadual do Itacolomi, Estação Ecológica do Tripuí, Morro da Queimada, Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, Parque Horto dos Contos.

Ouro Preto possui hotéis de várias categorias, além de pousadas e chalés.

                                                                                       Ouro Preto - Minas Gerais.


                                          Igreja Nossa Senhora Do Rosário por dentro

                                Cobra-se R$2,00 para a preservação,restauração,manutenção da Igreja

                                                             
- Mariana:

• 1745 o Papa Bento XIV fez de Mariana a sede do primeiro Bispado de Minas Gerais, 
• Veio do Maranhão o bispo D.Frei Manoel da Cruz, tomando posse na Sé Catedral em 1748. Por este fato Mariana é considerada também berço da religiosidade mineira.
Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro. Guarda, junto com seus distritos, interessantes relíquias do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais. 
Em 1745 a Vila do Ribeirão do Carmo, não mais arraial, foi elevada à condição de cidade, rebatizada Mariana. Era uma homenagem a D. Maria Ana D'Austria, esposa de D.João V. 
Mesmo assim Mariana, no dicionário histórico de Minas Gerais, significa também "primeira". Argumentos não faltam: primeira vila, capital, cidade projetada e sede de bispado... Gerou e projetou talentos como Manuel da Costa Ataíde (pintor sacro), Cláudio Manuel da Costa (poeta e inconfidente), Frei Santa Rita Durão (autor do poema "Caramuru"), Padre Joaquim da Rocha (inconfidente)...
                                                              Mariana - Minas Gerais.


- Mina Da Passagem:

A exploração do ouro pode ser vista na mina da Passagem,
onde procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras. Só desta mina foram retiradas aproximadamente 35 toneladas do precioso metal, desde o início de suas atividades, na primeira metade do século XIX, até 1984. Possui amplos salões, 30 quilômetros de túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas, onde é praticado o mergulho em caverna. Um pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro, leva o turista a mais de 120 metros de profundidade.

                                              Entrada da Mina da Passagem.

                                                       Mina da Passagem.
                                                         Mina Da Passagem.

                                                  Mina Da Passagem.

- Maria fumaça:
A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883,com prolongamento até Mariana concluído em 1914.
Foi um sonho de muito tempo, já que a locomotiva era um modelo de prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ouro já não vertia mais. Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso. Também serviu para selar ainda mais o destino destas duas cidades, irmãs na história contada em suas estações. Restaurada em 2006, a estrada de ferro, com seus 18 quilômetros, recebe agora os turistas, que têm mais um motivo para conhecer e penetrar nos segredos de Minas.

                                                      Maria Fumaça - Minas Gerais.


- Algumas atrações turísticas:

• Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
- O templo marca o início do estilo rococó em Minas.
A portada trabalhada em pedra-sabão é de autoria desconhecida. Apresenta uma tarja ao centro que traz os símbolos da irmandade de Bom Jesus de Matosinhos: as cinco chagas e os três cravos. Acima da tarja, complementando a simbologia, temos a coroa de espinhos e a cruz. 
- O altar-mor foi executado entre os anos de 1769 e 1775 por João Antunes de Carvalho. Os destaques são: dois belos anjos-tocheiros trabalhados por Francisco Vieira Servas, em 1778; quatro relicários executados por Aleijadinho e seu ateliê, e uma imagem do popular, mas pouco conhecido iconograficamente, São Longuinho. 
- Os altares laterais, ao lado do arco-cruzeiro, começaram a ser executados por Jerônimo Félix Teixeira que, entre os anos de 1765 e 1769, recebeu diversos pagamentos, mas a obra só foi concluída, em 1772, por Manuel Rodrigues Coelho. O trabalho de douramento e pintura do altar de Santo Antônio ficou a cargo de João Carvalhais e o de São Francisco de Paula foi concluído por Bernardo Pires. "Os três retábulos da igreja do Bom Jesus são de um rococó extremamente gracioso.
Na nave, o destaque fica para dois grandes dragões que servem de porta-lâmpadas. Esse tipo de decoração, chamada de chinesice, está presente também na decoração de outros templos mineiros. Dois animais inspirados em elementos decorativos românicos que servem de atlantes para os púlpitos também são elementos de destaque.- O ponto alto da decoração da Basílica são as pinturas. As paredes laterais da nave e da capela-mor foram ornamentadas com painéis do pintor João Nepomuceno Correia e Castro, que fez as pinturas entre os anos de 1778 e 1787. A temática é a vida de Cristo, se iniciando com cenas da vida de Maria.
                                 Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

• Igreja Nossa Senhora do Rosário:
 É a mais antiga de Congonhas. Foi construída pelos escravos em fins do século XVII. Fachada simples. No altar central encontra-se a imagem da padroeira, esculpida em madeira e a imagem de São João Batista em gesso. Aos lados do altar-mor estão as imagens dos santos negros São Benedito e Santa Efigênia. A sineira é separada da Igreja.
                                                                                Nossa Senhora Do Rosário

• Matriz de Santo Antônio:

A igreja foi construída sobre uma colina e com grande aterro na parte fronteira, sua fachada, com duas torres bem desenhadas e frontão composto por duas largas volutas é ornamentada com rocalhas e encimadas por pináculos.
O interior de igreja guarda seis altares laterais e o altar-mor.
A talha da capela-mor é, sem dúvida, um dos melhores exemplares de talha barroca D. João V no Brasil e representa uma exceção no desenvolvimento da arte da talha em Minas Gerais, pela sua monumentalidade e pelo inusitado das formas.
O primeiro altar à direita de quem entra é dedicado a Nossa Senhora do  Terço.O segundo é dedicado a Nosso Senhor dos Passos. O terceiro dedicado a São Miguel Arcanjo.

                             Cobra-se R$3,00 para a preservação,manutenção da Igreja

                                                    
                                                              Matriz de Santo Antônio

- Revolução de Vila Rica:
Casa de Fundição: é proibido andar com o ouro em pó no Brasil.Em 1720 Portugal cria um decreto criando as casa de fundição.Eles derretiam,transformavam em barra e selavam o ouro.Por conta das casas de fundição haverá uma Revolta de Vila Rica.

- Inconfidentes:
eram os ricos mineradores que não aguentavam mais pagar os altos impostos.O objetivo era administrar a região e não pagar mais os pesados impostos a Portugal,com isso eles prosperariam.Esse movimento é altamente influenciado pela independência dos Estados Unidos.

A bandeira da Inconfidência é influenciada pela maçonaria.E tem o símbolo do maçom e tem o seguinte lema:
"Libertas que sera tamem."


- Joaquim Silvério dos Reis:
Era inconfidente,ele entrega o movimento esperando o perdão de sua dívida.

- Joaquim José da Silva Xavier:
Era alfunes ( 1º tenente ),era um inconfidente dono de loja,principalmente de botica( farmácia ) e tinha escravo.
Tiradentes é preso,enforcado e esquartejado.Ele vira herói 200 anos depois da República.




- Sobre a cidade de Tiradentes:


• 9.700 habitantes
• 260 pousadas
• 70 restaurantes
• Tiradentes morou dos 9 aos 15 anos na fazenda do Pombal.


Eira: pessoa pobre
Beira: pessoa de classe média
Tribeira: pessoa rica


Água,fênix e pelicano representava os ensinamentos de Deus.
Exemplo:Fênix - da ruma vida pela outra.


Curiosidades:


Do Rio de Janeiro até Minas Gerias de mula,equivale a 3 meses.
As pessoas eram enterradas dentro da Igreja,quanto mais perto do altar,mais perto do paraíso estava. (essas pessoas eram as mais ricas. )


Na Matriz de Santo Antônio,400 pessoas estão enterradas,usavam incenso para tirar o cheiro ruim dos corpos em decomposição.





2° igreja mais rica , com 48 kg de ouro maciço,ela demorou em média 100 anos pra ficar pronta

As igrejas eram feitas de madeira com acabamento de tapa ingua e folha de ouro e demorou 23 anos somente para a construção do altar com linda exuberância.

O termo :" santinho do pau oco" vem do seguinte fato , muitas pessoas pegavam imagens de santos , enchiam ele por dentro de ouro e iam para a proscissão , quando saiam do lugar de vigilia dos portugueses, não deviam mais satisfações a eles do ouro.


- Caminho do Ouro:
A primeira região em que se descobre o ouro no Brasil era chamado de Sertão das Gerais, agora mais conhecido como São Paulo e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário