sábado, 16 de outubro de 2010

Veias Douradas

O colégio Abeu,proporcionou aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio,um projeto chamado "Veias Douradas",na qual foi uma viagem de três dias à Minas Gerais,na qual ofereceu aos alunos ampliarem seus conhecimentos ( caminho do ouro,a arte barroca,forma que viviam os escravos e muitas outras coisas que pretendemos mostrar).
Esse projeto nos ofereceu novos conhecimentos,no qual queremos compartilhar com todos que visitarem nosso blog.
O nosso objetivo aqui,é transmitir a todos o que nós aprendemos lá, de forma simples e que todos possam entender.
Por isso aproveitem cada detalhe,cada foto,cada curiosidade,que iremos postar e viagem conosco neste mundo de informações até Minas Gerais. Tenho certeza que vocês vão gostar e que com certeza vão ficar com vontade de saber mais e quem sabe ir  à Minas Gerais.!
Façam bom proveito do Blog.
Atenciosamente,  M112.


O negro

- O negro e o mercado de trabalho.
• Alguns índices :

Os rendimentos dos trabalhadores negros são  inferiores aos rendimentos dos não-negros
quaisquer que sejam as situações ou os atributos considerados.


Observando o cenário de 2002, observamos que apenas 29% dos negros ocupados (homens e mulheres) se inseriam num padrão de vida de baixa classe média, proporção que cai para 20% na média e alta classe média. 

Entre 2004 e 2008, a taxa de desemprego dos negros é superior à dos não-negros e ambas diminuíram. Em 2004, a taxa de desemprego foi de 24,4% entre os homens negros, caindo para 17,3% em 2008. No mesmo período, entre as mulheres negras, a taxa de 29,1% passou para 25,2%. 

- O negro e a educação:

Segundo dados do estudo, em 1996, 82,3% dos negros estavam matriculados em etapas do ensino fundamental adequadas à sua idade e apenas 13,4% no ensino médio. Em 2006, essa porcentagem subiu para 94,2% no ensino fundamental e 37,4% no médio. A proporção de negros e negras que estudavam no ensino médio, entretanto, ainda é muito menor que a de brancos - que chegou a 58,4% em 2006.





- A mulher negra:
Hoje,já são mais de 100 entidades de mulheres negras comprometidas pela luta de igualdades de direitos.
Dados estatísticos recentes comprovam que o preconceito sustenta uma dupla opressão para a mulher negra no Brasil e cria realidades diferenciadas entre negras e não-negras.Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( IPEA ) mostra um dos traços cruéis deste tratamento diferencial.Segundo o IPEA, a mão de obra feminina negra recebe o equivalente a 60% do salário de um homem branco por ocupar o mesmo cargo.
De acordo com um estudo,somos 169,5 milhões de brasileiros,dos quais 50,79% são do sexo feminino.Deste percentual 44% são mulheres negras e pardas.Os números são significativos,no entanto não garantem acesso igual aos serviços básicos oferecidos aos cidadãos.
OSB: Na educação as taxas de alfabetização e escolaridade entre mulheres negras e brancas é preocupante 90% e 83% para as brancas e 78% e 76% para as negras.

O desequilíbrio,segundo o levantamento,traz consequências diretas no índice de desemprego. A população negra sobretudo as mulheres negras sofre tratamento discriminatório na hora de procurar trabalho.Para a mulher negra o tratamento desigual tem sabor ainda mais amargo,pois 60% das famílias chefiadas por mulheres afro descendentes  têm renda inferior a um salário mínimo.
O estudo aponta ainda que a mulher negra recebe tratamento diferencial na área de saúde.Entre 1993 -1998,por exemplo, uma pesquisa no Paraná denunciava que o risco relativo de mortes maternas de mulheres afro descendentes é 7,4 vezes do que as não negras.Outro índice mostra que,no Brasil,a mulher negra têm 25% de chance de alcançar os 75 anos em relação às mulheres brancas.


- Violência contra o negro


Discriminação e racismo faz dos jovens da periferia, em especial os negros, a principal vítima da violência urbana, exercida muitas vezes sobre os punhos do Estado através da repressora polícia militar.



Os negros são de longe as principais vítimas de homicídios no país. Segundo estimativas da Disoc/IPEA, a partir de dados do Data SUS, mostrou que a taxa de vítimas de homicídios de jovens negros é de 74,8 para cada 100 mil habitantes, um número muito superior comparado com jovens brancos da mesma idade, que é de 41,8 para cada 100 mil habitantes.

“Principais vítimas da violência urbana, alvos prediletos dos homicidas e dos excessos policiais, os jovens negros lideram o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e dos que recebem os salários mais baixos do mercado. Eles estão também, na lista dos desempregados, dos analfabetos, dos que abandonam a escola antes de tempo e dos que têm maior defasagem escolar”, diz o site do IPEA.

A violência contra os negros é reconhecida e aceita pelo Estado, que em uma tentativa de diminuir o racismo nas abordagem policiais, criou um plano racista aonde os policiais e agente penitenciários seriam treinados para realizarem a abordagem a pessoas negras.
Tais medidas só aumentam o racismo e a discriminação contra a população negra.

- Para saber Mais

A redemocratização do país, a partir da década de 1980, possibilitou a abertura de um amplo debate que revelou a face perversa dessa indevida apropriação da noção de segurança e potencializou a construção de novos parâmetros de definição de segurança calcada nos padrões de cidadania e nos princípios de direitos humanos. Explicitados na Constituição Brasileira de 1988, esses novos padrões e princípios de cidadania foram fruto da intensa mobilização da sociedade sedenta de liberdades e de direitos. O texto constitucional ampliou e reconheceu direitos individuais e sociais, explicitou a igualdade entre homens e mulheres no espaço público e na vida familiar, e detalhou extensamente os deveres do Estado para garantir e implementar universalmente esses direitos. A Constituição de 1988 representou um capítulo edificante na história do Brasil.


- Reforma Ortográfica




A reforma ortográfica acontece com o intuito de tentar  aproximar a grafia  do modo falado, ou simplesmente a simplificação da grafia e a unificação das regras do idioma. Mas isso nem sempre é possível , já houveram muitas reformas em  países que adotam o português como língua mãe , porém até agora não conseguiram os objetivos propostos.
Muitas pessoas são contra as reformas , acredito que isso acontece , pois muitas pessoas ficam a margem dos motivos que a reforma nos propõe.


"(...)Parochia em um estado verdadeiramente lastimavel, debaixo de todos os pontos de vista (...). A Egreja pauperrima de paramentos e alfaias , reinando a maior desordem e confusão no livro do Tombo e na Fabrica, estando esta com um grande deficit e com a escripturação toda por fazer-se." - [Correio do Sertão , 21 de fevereiro de 1903 ... ]

Então agora vamos ver como ficaria este texto hoje :
"(...) Paróquia em um estado verdadeiramente lastimável, debaixo de todos os pontos de vista (...).

A Igreja paupérrima de paramentos e alfaias ,reinando a maior desordem e confusão no livro do Tombo e na fábrica, estando esta com um grande déficit e com a escrituração toda por fazer-se "


-  Fábrica - ela segue a regra que todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas , como também a palavra paupérrima e déficit.
Como vimos acima , são pequenas mudanças que acontecem , mas que podem nos causar grandes dificuldades na hora de escrever . Então vou fazer uma ligeira explicação sobre a reforma ortográfica de 1990 que foi somente colocada em vigor em 2009.
 - O alfabeto deixa de ter 23 letras para incluírem o K , W , Y .
- Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados .
- Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados .
- Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados .

- O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“.
- O acento em palavras homógrafas foram eliminados, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”.
- Não acentua-se mais o “u”quando a sílaba tônica está dentro do radical precedido de  “g” ou “q” antes de “e” ou “i“.
- A saudosa trema foi abolida ,exceto em palavras próprias ou em estrangeirismos , mas em algumas fontes dizem que ela não foi abolida , pois certas palavras não tão utilizadas podem ficar quase ilegíveis sem o uso da trema que indica quando a letra "u" deve ser pronunciada . 

Curiosidade
Uso de maiúsculas em palavras como Fulano, Sicrano ou Beltrano;

Refletindo
-Será , que conseguirão unificar a Língua Portuguesa , em todos os países que adotam ela como a língua mãe ?
- Será que não seria mais fácil fazer uma reforma que unificasse tudo de uma vez , invés de fazer várias reformas menores e mais difíceis , ao nosso entendimento ?
- Você , aceita a reforma como um modo de benefício , ou malefício ?
Respostas que dependem de cada pessoa , como diz aquele ditado :
"Cada cabeça , uma sentença !"


As principais mudanças que ocorreram nas Reformas Ortográficas ;
- Em 1945 :


   Fixa alfabeto português em 23 letras,autorizando o K , o W e o Y somente em vocábulos estrangeiros ou derivados ;
Uso do acento agudo diferencial em "pára", "péla", "pélo" e "pólo";

- Em 1943/1945 :
Divisão Silábica: determinou que a separação silábica devesse ser feita pela soletração e não mais pela etimologia.

- Em 1971
Queda dos acentos diferenciais , exemplo : pilôto (substantivo) / piloto (ó) (do verbo "pilotar"); exceto : por (preposição) / pôr (verbo) ; pode (verbo poder, presente) / pôde (verbo poder, pretérito)
Levam trema o u átono dos grupos gue; gui; que; e qui .




Fotos de Minas Gerais

                                                Nossa Senhora Do Rosário
                                                       Aleijadinho
                                                   Aleijadinho
                                                               Aleijadinho
                                                           Aleijadinho
                                                   Mina Da Passagem

                                                                    Tiradentes
























Estatísticas e Dados

• São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais lideram o ranking, com rede de esgoto em mais de 68% dos domicílios. ,

• Destaca-se que o percentual do esgoto coletado que é tratado passou de 35,3% em 2000 para 68,8% em 2008. Entre os estados com maior rede de coleta de esgoto: São Paulo, com 82,1% de cobertura, Pernambuco (74,2%) e Minas Gerais (68,9%). 

População: 20.595.499 (estimativa de 2006)
Área (em km²):
588.528,29
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
 30,4
Quantidade de municípios:
853

Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 166.586.000.000 (2004)
Renda Per Capita*:
R$8.771 (2004)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):
0,773 (PNUD - 2000)
Principais Atividades Econômicas: 
agricultura, pecuária, indústria, serviços, geração de energia e mineração.
Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano):
20,8 por mil (em 2000*)
Analfabetismo:
11% (2003)
Espectativa de vida (anos):
73,8 (2000)

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Mercado Central de Belo Horizonte
- Parque da Mangabeiras
- Museu da Mineralogia
- Museu de Artes e Ofícios
- Museu de Arte da Pampulha
- Praça da Liberdade (Belo Horizonte)
- Cidades Coloniais: Diamantina,
Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Sabará, Tiradentes, Barbacena
- Museu da
Inconfidência (Ouro Preto)
- Parque Nacional do Caparaó
- Serra da Mantiqueira
- Monumento a
Tiradentes (cidade de Tiradentes





















                                    Registro Civil - Minas Gerais

















































sexta-feira, 15 de outubro de 2010

- Maçonaria





Maçonaria vem do nome Maçon que por sua vez significa pedreiro ( vindo do Francês ) . Maçonaria era homens que sabiam construir templos belíssimos , um dos mais belos encontrados naquela época , mas sem deixar que outras pessoas que não participassem da maçonaria descobrissem suas técnicas . Por sua vez só entraria na Maçonaria pessoas que fossem convidadas ou 'pedissem' por ter algum conhecido ali e pedir para que seu nome fosse avaliado pelos maçons que ali continham , era um processo muito minucioso .
Os principais objetivos dos maçons eram a solidariedade , compromisso , ajuda ao próximo 
( a população.)Eles eram reconhecidos por símbolos que carregavam nas casas e tinham obrigação de atender todos e quaisquer pessoas da população.
A Maçonaria há até hoje, não com a mesma repercução daquela época. As mulheres na maçonaria não aparecem aqui no Brasil , mas na Europajá existem relatos que há mulheres .
Maçonaria vai em prol de construir um mundo melhor , mais justo .

• Cidades Históricas:







- Vila Rica ( atual Ouro Preto ) :
• Belo e homogêneo conjunto arquitetônico. 
• Por ter um acervo tão precioso, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade.
Uma boa parte da história da mineração do ouro no século XVIII, na Capitania das Minas, o barroco e o rococó na decoração dos seus templos, as valiosas peças de seus acervos fazem de Ouro Preto um museu a céu aberto, um templo da tradição e cultura mineira.
A partir da década de 50, com o desenvolvimento do turismo, Ouro Preto passou a receber cada vez mais visitantes. Restaurações começaram a ser feitas, museus foram organizados, o comércio foi se desenvolvendo, restaurantes foram abertos, festivais culturais foram preparados.
O merecido reconhecimento aconteceu em 1980, quando ganhou da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade, sendo, inclusive, a primeira cidade brasileira a receber esse título. Esse espetacular patrimônio é símbolo de história, arte, tradição.
As igrejas são as principais atrações turísticas de Ouro Preto.Mais que templos religiosos,são templos de arte colonial do Brasil.Seus altares quase sempre banhados a ouro,são exemplos clássicos do rococó,e suas esculturas,trabalhadas por importantes pintores, como Aleijadinho que são consideradas obras-primas do barroco brasileiro

- Parte cultural e histórica da cidade: 
Museu Aleijadinho, Museu da Inconfidência, Capelas, Igreja do Bom Jesus do Matozinhos ou de São Miguel e Almas, Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Passos da Paixão de Cristo, e os Casarios, como o Sobrado das Lajes, Casa de Gonzaga, Casa de Claudio Manoel da Costa e Sobrado de Dom Manoel de Portugal e Castro.

 - Atrativos naturais: 
Mirante do Morro de São Sebastião, Parque Estadual do Itacolomi, Estação Ecológica do Tripuí, Morro da Queimada, Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, Parque Horto dos Contos.

Ouro Preto possui hotéis de várias categorias, além de pousadas e chalés.

                                                                                       Ouro Preto - Minas Gerais.


                                          Igreja Nossa Senhora Do Rosário por dentro

                                Cobra-se R$2,00 para a preservação,restauração,manutenção da Igreja

                                                             
- Mariana:

• 1745 o Papa Bento XIV fez de Mariana a sede do primeiro Bispado de Minas Gerais, 
• Veio do Maranhão o bispo D.Frei Manoel da Cruz, tomando posse na Sé Catedral em 1748. Por este fato Mariana é considerada também berço da religiosidade mineira.
Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro. Guarda, junto com seus distritos, interessantes relíquias do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais. 
Em 1745 a Vila do Ribeirão do Carmo, não mais arraial, foi elevada à condição de cidade, rebatizada Mariana. Era uma homenagem a D. Maria Ana D'Austria, esposa de D.João V. 
Mesmo assim Mariana, no dicionário histórico de Minas Gerais, significa também "primeira". Argumentos não faltam: primeira vila, capital, cidade projetada e sede de bispado... Gerou e projetou talentos como Manuel da Costa Ataíde (pintor sacro), Cláudio Manuel da Costa (poeta e inconfidente), Frei Santa Rita Durão (autor do poema "Caramuru"), Padre Joaquim da Rocha (inconfidente)...
                                                              Mariana - Minas Gerais.


- Mina Da Passagem:

A exploração do ouro pode ser vista na mina da Passagem,
onde procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras. Só desta mina foram retiradas aproximadamente 35 toneladas do precioso metal, desde o início de suas atividades, na primeira metade do século XIX, até 1984. Possui amplos salões, 30 quilômetros de túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas, onde é praticado o mergulho em caverna. Um pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro, leva o turista a mais de 120 metros de profundidade.

                                              Entrada da Mina da Passagem.

                                                       Mina da Passagem.
                                                         Mina Da Passagem.

                                                  Mina Da Passagem.

- Maria fumaça:
A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883,com prolongamento até Mariana concluído em 1914.
Foi um sonho de muito tempo, já que a locomotiva era um modelo de prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ouro já não vertia mais. Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso. Também serviu para selar ainda mais o destino destas duas cidades, irmãs na história contada em suas estações. Restaurada em 2006, a estrada de ferro, com seus 18 quilômetros, recebe agora os turistas, que têm mais um motivo para conhecer e penetrar nos segredos de Minas.

                                                      Maria Fumaça - Minas Gerais.


- Algumas atrações turísticas:

• Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
- O templo marca o início do estilo rococó em Minas.
A portada trabalhada em pedra-sabão é de autoria desconhecida. Apresenta uma tarja ao centro que traz os símbolos da irmandade de Bom Jesus de Matosinhos: as cinco chagas e os três cravos. Acima da tarja, complementando a simbologia, temos a coroa de espinhos e a cruz. 
- O altar-mor foi executado entre os anos de 1769 e 1775 por João Antunes de Carvalho. Os destaques são: dois belos anjos-tocheiros trabalhados por Francisco Vieira Servas, em 1778; quatro relicários executados por Aleijadinho e seu ateliê, e uma imagem do popular, mas pouco conhecido iconograficamente, São Longuinho. 
- Os altares laterais, ao lado do arco-cruzeiro, começaram a ser executados por Jerônimo Félix Teixeira que, entre os anos de 1765 e 1769, recebeu diversos pagamentos, mas a obra só foi concluída, em 1772, por Manuel Rodrigues Coelho. O trabalho de douramento e pintura do altar de Santo Antônio ficou a cargo de João Carvalhais e o de São Francisco de Paula foi concluído por Bernardo Pires. "Os três retábulos da igreja do Bom Jesus são de um rococó extremamente gracioso.
Na nave, o destaque fica para dois grandes dragões que servem de porta-lâmpadas. Esse tipo de decoração, chamada de chinesice, está presente também na decoração de outros templos mineiros. Dois animais inspirados em elementos decorativos românicos que servem de atlantes para os púlpitos também são elementos de destaque.- O ponto alto da decoração da Basílica são as pinturas. As paredes laterais da nave e da capela-mor foram ornamentadas com painéis do pintor João Nepomuceno Correia e Castro, que fez as pinturas entre os anos de 1778 e 1787. A temática é a vida de Cristo, se iniciando com cenas da vida de Maria.
                                 Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

• Igreja Nossa Senhora do Rosário:
 É a mais antiga de Congonhas. Foi construída pelos escravos em fins do século XVII. Fachada simples. No altar central encontra-se a imagem da padroeira, esculpida em madeira e a imagem de São João Batista em gesso. Aos lados do altar-mor estão as imagens dos santos negros São Benedito e Santa Efigênia. A sineira é separada da Igreja.
                                                                                Nossa Senhora Do Rosário

• Matriz de Santo Antônio:

A igreja foi construída sobre uma colina e com grande aterro na parte fronteira, sua fachada, com duas torres bem desenhadas e frontão composto por duas largas volutas é ornamentada com rocalhas e encimadas por pináculos.
O interior de igreja guarda seis altares laterais e o altar-mor.
A talha da capela-mor é, sem dúvida, um dos melhores exemplares de talha barroca D. João V no Brasil e representa uma exceção no desenvolvimento da arte da talha em Minas Gerais, pela sua monumentalidade e pelo inusitado das formas.
O primeiro altar à direita de quem entra é dedicado a Nossa Senhora do  Terço.O segundo é dedicado a Nosso Senhor dos Passos. O terceiro dedicado a São Miguel Arcanjo.

                             Cobra-se R$3,00 para a preservação,manutenção da Igreja

                                                    
                                                              Matriz de Santo Antônio

- Revolução de Vila Rica:
Casa de Fundição: é proibido andar com o ouro em pó no Brasil.Em 1720 Portugal cria um decreto criando as casa de fundição.Eles derretiam,transformavam em barra e selavam o ouro.Por conta das casas de fundição haverá uma Revolta de Vila Rica.

- Inconfidentes:
eram os ricos mineradores que não aguentavam mais pagar os altos impostos.O objetivo era administrar a região e não pagar mais os pesados impostos a Portugal,com isso eles prosperariam.Esse movimento é altamente influenciado pela independência dos Estados Unidos.

A bandeira da Inconfidência é influenciada pela maçonaria.E tem o símbolo do maçom e tem o seguinte lema:
"Libertas que sera tamem."


- Joaquim Silvério dos Reis:
Era inconfidente,ele entrega o movimento esperando o perdão de sua dívida.

- Joaquim José da Silva Xavier:
Era alfunes ( 1º tenente ),era um inconfidente dono de loja,principalmente de botica( farmácia ) e tinha escravo.
Tiradentes é preso,enforcado e esquartejado.Ele vira herói 200 anos depois da República.




- Sobre a cidade de Tiradentes:


• 9.700 habitantes
• 260 pousadas
• 70 restaurantes
• Tiradentes morou dos 9 aos 15 anos na fazenda do Pombal.


Eira: pessoa pobre
Beira: pessoa de classe média
Tribeira: pessoa rica


Água,fênix e pelicano representava os ensinamentos de Deus.
Exemplo:Fênix - da ruma vida pela outra.


Curiosidades:


Do Rio de Janeiro até Minas Gerias de mula,equivale a 3 meses.
As pessoas eram enterradas dentro da Igreja,quanto mais perto do altar,mais perto do paraíso estava. (essas pessoas eram as mais ricas. )


Na Matriz de Santo Antônio,400 pessoas estão enterradas,usavam incenso para tirar o cheiro ruim dos corpos em decomposição.





2° igreja mais rica , com 48 kg de ouro maciço,ela demorou em média 100 anos pra ficar pronta

As igrejas eram feitas de madeira com acabamento de tapa ingua e folha de ouro e demorou 23 anos somente para a construção do altar com linda exuberância.

O termo :" santinho do pau oco" vem do seguinte fato , muitas pessoas pegavam imagens de santos , enchiam ele por dentro de ouro e iam para a proscissão , quando saiam do lugar de vigilia dos portugueses, não deviam mais satisfações a eles do ouro.


- Caminho do Ouro:
A primeira região em que se descobre o ouro no Brasil era chamado de Sertão das Gerais, agora mais conhecido como São Paulo e Minas Gerais.